quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Moda sustentável - Bolsas e Acessórios Dalla Strada


A marca Dalla Strada (do italiano Vindo da Rua) surgiu a partir do projeto Santa Fiora – atelier de bolsas. O Santa Fiora teve início devido à necessidade de uma nova forma de enfrentamento ao desemprego que atinge jovens em situação de risco.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida desses jovens através de cursos de capacitação profissional que têm como base as diretrizes e os ensinamentos da Economia da Comunhão.
Fundamentação
Com base na vivência da troca de experiências e na valorização da doação - como ato de dar ao próximo um pouco do que se tem (conhecimento e oportunidade de crescimento), a Economia da Comunhão (EdC) é a fundamentação ideológica do projeto. Nela, a pessoa humana, e não o capital, está no centro da empresa. A EdC consiste numa das formas de economia solidária alicerçada nos valores de fraternidade surgida em 1991 no âmbito do Movimento dos Focolares.
Idealizadores
Criado há uma década, o Atelier Santa Fiora é um projeto do artesão com especialização em modelagem e montagem na Itália, João Bosco de Lima.
Com a colaboração de um grupo, que sentiu de construir este projeto junto, desenvolve e acompanha os cursos realizados no Projeto Social Jardim Margarida, na Mariápolis Ginetta.
Localizado na cidade de Vargem Grande Paulista na Região Metropolitana de São Paulo.
Novas Ideias
Após o sucesso da realização do curso de design e costura de bolsas, nasceu a ideia de incrementar o projeto e oferecer novas alternativas de fonte de renda para os participantes: o trabalho com produção de acessórios, entre eles, cintos e sandálias de lona e em couro, jóias e bijouterias.

Capacitação em corte, costura e montagem de bolsas. É o que o curso de bolsas oferece aos participantes. Através de encontros diários com duração de quatro horas, os alunos recebem as instruções teóricas e práticas sobre manuseio de tecidos, melhor posição para corte, costura industrial, etc. O curso tem duração de 6 meses e é realizado nas dependências do Projeto Social Jardim Margarida, em Vargem Gde Pta (SP). 
Participantes
Jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social que residem na periferia.
A seleção dos aprendizes é realizada por uma psicóloga voluntária que faz entrevista pessoal e em grupo e testes específicos de habilidades manuais. No decorrer do curso, os alunos também recebem orientação psicológica personalizada que utiliza técnicas da bioenergia.
Resultados














Formação profissional para mais de 30 jovens e a criação da marca Dalla Strada, reunindo os produtos feitos pós-oficina de confecção de bolsas. São carteiras, sacolas e bolsas produzidas com material reciclado (estopas, banners e lonas de caminhão) com design diferenciado.

Estas peças, você pode encontrar aqui no ESPAÇO VIDA VEDE BY ISABEL ALLMEIDA
AV. VISCONDE DE SUASSUNA, 923, LOJA 11 SANTO AMARO, RECIFE-PE 81 30746555

Nenhum comentário:

Postar um comentário