segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Aprenda a fazer luminárias com tampinhas de garrafa PET


Aprenda a fazer luminárias com tampinhas de garrafa PET

Postado em 09/01/2012 às 15h00
As tampas de garrafa PET podem dar forma a uma luminária elegante e cheia de estilo. | Imagem: Esprit Cabane 
 
As tampas de garrafas plásticas são objetos aparentemente inúteis a partir do momento em que perdem a sua função original. Porém, aplicando algumas técnicas artesanais elas podem dar forma a uma luminária elegante e cheia de estilo.
Para colocar esta dica em prática são necessários os seguintes materiais:
- 128 tampas de garrafa (de preferência brancas); arame fino; alicate; papelão; agulha; tesoura; compasso.
Como fazer:
O primeiro cuidado que deve ser tido é com a higienização das tampas. O ideal é que elas fiquem de molho em água e sabão, até que todas as impurezas sejam retiradas. Depois deixe que elas sequem totalmente ao sol, para que então serem trabalhadas.
Com as tampas limpas é hora de começar a fazer os furos que irão prender umas às outras. Primeiramente, use um pedaço de papelão para fazer as marcações que irão direcionar os pontos exatos dos furos, assim a luminária ficará totalmente uniforme. Uma sugestão é desenhar a circunferência do mesmo tamanho da tampa, com marcações que a dividam em quatro partes iguais, como uma pizza.
Utilizando essas marcações e uma agulha aquecida, faça dois furos alinhados nas laterais das tampas, conforme mostrado na galeria de fotos. Feitos isso, passe o arame pelos buracos e amarre as tampas de maneira a formarem 16 conjuntos, metade com nove e outra metade com sete tampas cada.
A base para a luminária será feita em papelão, por isso, meça uma grande circunferência, com raio médio de dez centímetros.  Essa placa deve conter os 16 furos por onde as “cordas” de tampas serão fixadas. A cor da placa de papelão pode variar de acordo com a sua preferência, para isso ela pode ser pintada ou pode receber uma “capa” feita de cartolina colorida A luminária já está praticamente pronta, basta adicionar o bocal e a fiação elétrica. Lembre-se de utilizar lâmpadas de baixo consumo energético, como as fluorescentes ou de LED. Com informações Esprit Cabane .
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário