sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Selo Verde é lançado e vai identificar empresas sustentáveis por Semas Pernambuco, quinta, 17 de Novembro de 2011 às 14:38

  Secretário Sérgio Xavier parabenizou a iniciativa da Jucepe (Foto: Osvaldo Santos / Semas)
 
A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucepe) e a secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lançaram na manhã desta quinta - feira (17), o Programa Selo Verde que visa distinguir as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente no Estado. Participaram do lançamento, que ocorreu no no auditório do JCPM, o presidente da Jucepe, Roberto Arraes, o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, os deputados Diogo Moraes e Aloisio Lessa, além de lideranças empresariais e representantes de diversos órgãos governamentais.

Com a criação do Selo Verde o Estado vai contribuir para a ampliação da consciência ecológica das empresas a fim de que Pernambuco venha a ser referência no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade na área empresarial. As Empresas que aderirem ao Projeto receberão o Selo Verde em solenidade realizada anualmente.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, parabenizou a iniciativa da JUCEPE e lembrou que outras iniciativas devem ser incentivadas em outros setores do governo e também no setor privado. “A Jucepe enxergou que as empresas são o elo estratégicos no processo de gestão dos recursos naturais. Ações desse tipo sempre devem ser incentivadas”, ponderou.

Para terem direito ao Selo Verde as Empresas deverão no primeiro momento inserir em seu contrato social ou estatuto, cláusulas expressando o compromisso da empresa e de seus dirigentes em realizar gestões voltadas à preservação ambiental com sustentabilidade em geral.

Entre essas ações, poderão figurar o consumo de energia renovável, uso sistemático de materiais recicláveis e ampliação do controle de emissão de poluentes, entre outros.

Outro momento do Programa será a análise, por parte dos técnicos da SEMAS, aos relatórios das empresas, que deverão conter os resultados das ações e dos conjunto de aspectos de cada tipo de entidade.

Ao final de um ano de adesão, as companhias que aderirem ao projeto vão receber um diploma de reconhecimento como “Empresas Verdes”. Esse título e o respectivo selo poderão ser utilizados pelas empresas em peças promocionais e de propaganda.

Um comentário:

  1. A SEMAS e a JUCEPE , já podem passar na nossa empresa e entregar o primeiro Selo VERDE. Nosso ESPAÇO VIDA VERDE BY ISABEL ALLMEIDA, possui desde a razão social - VIDA ECO COMÉRCIO DE MODA E BELEZA LTDA, como também uma Política socioambiental, devidamente comprovada em seu estatuto, blog, entre outros meios. Tem como compromisso prioritário trabalhar com matéria prima sustentável, além de estimular fornecedores e clientes a adotarem ações socioambientais em seus processos de vida e gestão. Além de várias outras ações, que garantem o envolvimento com a sustentabilidade em geral. Saiba mais no nosso blog: www.espacovidaverde.blogspot.com . Quando nos referimos assim, é porque temos o desejo de participar deste título, que reforçará mais ainda o nosso compromisso. PARABÉNS A SEMAS E AJUCEPE e principalmente ao ESTADO DE PERNAMBUCO, por adotar tão relevante ação.Fomos os primeiros a trazer para Pernambuco, ROUPAS ORGÂNICAS, 100% sustentáveis.

    ResponderExcluir